REGÊNCIA

HISTÓRIA DA CIDADE

Seu povoamento iniciou em 1800 com a fundação do “Quartel de Regência Augusta” - em homenagem a Dom João, Príncipe Regente, apesar de, já haver registros desde 1572, de várias expedições incursões expedicionárias no Rio Doce, desde sua Foz, até Minas Gerais a procura de pedras preciosas e outros metais preciosos. Nossa comunidade passou por marcantes períodos históricos referenciados em ciclos econômicos e transformações ambientais, desde a navegação do Rio Doce, a preservação das tartarugas, o petróleo e o turismo, onde você está inserido.

Com o atual crescimento urbano, Regência recebeu várias influências culturais e uma população heterogênea , mas ainda preserva ruas raízes culturais como o congo – genuína cultura capixaba, os causos, a tradição da pesca, festas populares, parteiras, benzedeiras, sua história – com destaque ao seu filho mais ilustre o Herói nacional Caboclo Bernardo e o seu povo simples de braços aberto a te receber e a alegria e hospitalidade que você merece.

Significado do Nome
Em homenagem a Dom João, na época, Príncipe Regente.

COMO CHEGAR:
A melhor opção para quem está em Vitória e seguir o Litoral Norte, passando por Jacaraípe, Nova Almeida, Santa Cruz, Coqueiral de Aracruz, Barra do Sahy, passar em frente da Aracruz Celulose, seguir em direção a Linhares, e a 9 km depois do portão da fábrica você entrará para Vila do Riacho (não confunda com Barra do Riacho). Depois começará a alegria para os que gostam de uma estrada de fazenda, boa quando faz sol, principalmente para quem vem logo atrás de você, comendo poeira, e boa quando chove, pois você chegará de volta com o carro digno de quem foi no fim de semana para a fazenda. Quando a prefeitura passa a patrol, a gente chega rápido, mas sem tanta emoção.

O principal acesso se dá pela BR-101 norte, através do distrito de Bebedouro, rodovia ES-440. Apenas dez dos quarenta quilômetros que separam a rodovia federal da vila são asfaltados.



OPÇÕES DE LAZER
O espaço Ecotur é uma alternativa agradável de passeios ecológicos e culturais para o turista. Lá o visitante pode alugar bicicletas e participar de trilhas nas matas no entorno do Rio Doce. Também há um museu, onde o turista pode viajar e conhecer um pouco mais da história e peculiaridades do município de Linhares e da Vila de Regência, além de poder conhecer um pouco mais da rica expressão artística dos pintores locais. Tudo isso, a baixo custo.

Outro passeio bacana é na sede do Projeto Tamar, na reserva biológica de Comboios. O turista pode conferir de perto o trabalho de preservação feito com as espécies de tartarugas marinhas. Os mais "dispostos" podem fazer o trajeto pela praia ou se preferir de ônibus ou de veículo próprio.

O encontro de bandas de congo é o melhor do Espírito Santo e é uma aula de cultura capixaba. Desta forma é feita a homenagem ao herói Caboclo Bernardo, ícone da cultura linharense.

Seja pela animação da Fubica (pequeno trio elétrico tradicional no local), pelas altas ondas, pelo Projeto Tamar, pela natureza exuberante da foz do Rio Doce, pelo forró pé de serra da choupana da praia, pelo congo ou pelas belas noites estreladas, o fato é que Regência Augusta é inesquecível, encantadora e como diz a música "alegra os corações".

Principais Pontos Turísticos



Reserva Biológica de Comboios
Unidade de conservação Federal, preserva 833 ha de ecossistemas de restinga, desde a vegetação praial à Mata Seca e Restinga. Abriga a Principal base do Projeto TAMAR no espírito Santo, a terceira criada do país, refúgio para a desova da tartaruga Cabeçuda (Careta careta) e da Gigante (Dermochelys Coriacea) a mais ameaçada de extinção. Possui grandes aquários com túneo subterrâneo e dek de madeira sobre estes, onde podem ser observados peixes e exemplares de tartarugas marinhas para pesquisa e educação ambiental. O visitante pode ainda, conhecer a história do Projeto TAMAR e curiosidades sobre as tartarugas marinhas através dos vídeos, quadros, exemplares taxidermizados e outros objetos na sala de exposição permanente.



Praia
A cinco quilômetros de Regência, próximo a Reserva, encontra-se duas áreas de lazer com mar de água azul e perfeitas ondas. Muito freqüentado pelos adeptos do surfe, o lugar é ideal para banho de mar, saudáveis caminhadas e pesca de linha. O local possui estacionamento para veículos, e as pessoas atravessam um caminho de areia de 100 metros sobre a preservada restinga com espécies endêmicas de sua flora. Decorrente da dinâmica das correntes marítimas, a água fica constantemente morna com a “Corrente do Brasil” ou às vezes fria com a influência da “Corrente da Antártida”, ou até a presença das duas correntes com águas mornas e frias. Mais adentro ao mar, podem ser observadas as águas barrentas do Rio Doce em determinadas épocas do ano e os navios petroleiros atracados no quadro de bóias, que fazem o transporte do petróleo produzido no norte do estado para as refinarias.É aconselhável calçar chinelo, utilizar protetor solar e sombrinha de praia. O lixo deve ser acondicionado em sacolas e depositado em lixeiras. Por se tratar de área de Reserva Biológica, algumas atitudes de proteção ao meio ambiente devem adotadas e respeitadas, entre outras: retirada de vegetação, uso de veículos de qualquer tipo, agressão aos animais, deixar lixo no local, acampar e levar animais domésticos.



Centro Ecológico de Regência
Dentro de Regência está instalado o centro ecológico. Criado em 1987 como ponto de apoio da Reserva de Comboios, é um centro de vivência da comunidade e um centro de informações turísticas e ambientais. Sua estrutura constitui de biblioteca comunitária; auditório com programa de vídeo-comunitário, teatro, palestras, reuniões, etc; consultório dentário; laboratório de aquacultura; lojinha com os produtos TAMAR; ossada de uma baleia jubarte e sala de exposição permanente com quadros, jogos e espécies de tartarugas marinhas empalhadas. Pode ser observado grande número e variedade de pássaros com revoadas de maritacas no final da tarde entre dezembro a maio.



Museu Histórico de Regência
Fundado em 2000, o museu recebeu nova programação visual e roteiro temático, sendo reinaugurado em 15 de abril/05. Seu acervo é composto de painéis com textos e fotos, documentos históricos e objetos que contam de forma temática e interativa a história da evolução sócio-econômica, ambiental e cultural (congo, parteiras, pesca, benzedeiras...) da comunidade e região, do Rio Doce e do herói nacional Caboclo Bernardo – seu filho ilustre. Na frente está instalada sua obra mais importante - a cúpula do centenário farol do Rio Doce, construção francesa de 189??, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 2000 como patrimônio cultural do estado. Nos fundos encontra-se um viveiro de plantas medicinais, cultura local.

Praça
Construída na década de 80 pela administração municipal, leva o nome herói Caboclo Bernardo, com seu busto esculpido em bronze destacado no centro da praça; próximo ao busto tem o relógio solar. Espaço para descontração e lazer dos moradores e turistas, principalmente crianças, e local onde são realizadas as festas da comunidade e a feirinha de comidas e bebidas.

Igreja Católica
Terceira construída em Regência, é um dos principais marcos histórico-geográficos da comunidade. Construída em 1950 com material trazido de Colatina por canoas, este monumento mostra a mudança geográfica pela qual passou a vila, que, devido a erosão do rio foi sendo reconstruída para trás da igreja, ficando esta, atualmente de fundos para a principal rua da comunidade.Seu interior tem o correto e o altar com a centenária imagem de São Benedito esculpida em madeira, “Santo do Pau Oco” por ter seu interior oco. Em frente está o velho cruzeiro. Abre para as rezas aos domingos, nos dias festivos e aos finais de semana no verão.



Casa do Congo
Está instalada em frente à igreja. É o local onde o congo adulto eco da tradição desta cultura nas noites de congadas em dias festivos ou simplesmente nos ensaios. Ali também são realizadas as reuniões do congo e os almoços comunitários em dias de festas.



O Congo
Antes denominado “Tambor de Congo” - formado por dois tambores e dois ganzás ou reco-reco, a atual banda de congo “São Benedito de Regência” é composta aproximadamente 20 conguistas entre jovens e os mais experientes que cantam e tocam tambores, ganzás, caixa e triângulo em coreografias de roda orquestrados pelo bastão e apito do Capitão.Apresentam-se geralmente em épocas festivas na comunidade, como: Festa do Caboclo Bernardo, Festa do Pescador, Santa Catarina (levantada do mastro), São Sebastião (derrubada do mastro) e em outras eventualidades. O Congo é a manifestação cultural mais importante de Regência, e acredita-se que exista desde o século XVIII. Para manter esta raiz cultural foi criada em 1987 a Banda de Congo Mirim Caboclo Bernardo, que se apresenta nas festas da comunidades e em ocasiões específicas.



O Rio Doce
Nasce na serra Mantiqueira, em Vila dos Remédios e percorre aproximadamente 833 quilômetros por vários municípios mineiros e capixabas, até desaguar no Oceano atlântico em Regência. Os botocudos o denominavam de VATU – rio grande, e os navegadores portugueses o denominaram rio Santa Luzia em 13 de dezembro de 1503, recebendo o nome de Rio Doce mais tarde em virtude de encontrarem suas águas a mais de quatro milhas mar adentro”. Apesar do amargo processo de destruição, ainda revela belos cenários em suas águas e na vegetação ciliar de suas margens que encantou célebres naturalistas europeus no século XVIII como Saint`Hilaire. Proporciona ótimos passeios de barcos, observação de pássaros, pescaria e banhos em determinadas épocas do ano. Fica mais atraente entre os meses de maio a novembro, quando suas águas ficam claras e tranqüilas com acolhedoras praias.